sábado, 26 de novembro de 2011

Produção cultural de estudantes

Na disciplina Conhecimento, Jogo, Interação e Linguagens oferecida ao curso de Pedagogia da UFSC ao longo do semestre 2011.2 abordamos diversos aspectos sobre as implicações educacionais do jogo, da interação e das linguagens como base para a construção do conhecimento na infância. Discutimos diferentes estratégias metodológicas e seus indicadores para a ação pedagógica em diferentes contextos educativos.  A ênfase nas múltiplas linguagens das crianças: não-verbal, verbal, gestual, corporal, plástica, pictórica, lúdica, musical, escrita, audiovisual e digital e outras articulava-se à produção cultural das e para as crianças. O objetivo era o de oferecer um quadro geral a respeito da importância do jogo, das interações e das múltiplas linguagens como eixo para a construção de conhecimento na infância e na prática pedagógica com crianças. 

Seguindo alguns pressupostos de Freinet, aprender fazendo, refletindo e se expressando, por vezes a sala de aula transformou-se num laboratório onde realizamos diversas oficinas: análise de brinquedos, narração de histórias, introdução ao audiovisual, linguagem musical, teatro e jogos teatrais. Para refletir e fazer uma síntese desse percurso, a atividade final seria a elaboração/criação individual de uma produção cultural para as crianças com apresentação e socialização para o grupo. Este trabalho deveria envolver uma fundamentação teórica e metodológica sobre a importância e os motivos da escolha do tema da referida produção cultural, suas intencionalidades, regras e linguagens, as interações possíveis e suas formas de mediação pedagógica com um slogan-síntese.

No momento da apresentação, o grupo presenciou a autoria de cada estudante com certo encantamento ao compartilhar “5 Marias”, “Caixa encantada e a linguagem teatral”, “Salada de frutas”, “Só perguntas”, “Mini-cinema”, “Batuque”, “Quebra-cabeça numérico”, “Mímica e movimento”, “Memorix”, “Porquinhos reciclados”,”Baratinho”, “Boneca estrela”, “Jogo de memória nº/quantidade”. 

Ao relatar a experiência do fazer e as várias linguagens presentes em tais produções, ficou evidenciado o quanto o trabalho de pesquisa por detrás de cada produção estava relacionado com a experiência pessoal/acadêmica/profissional de cada estudante, e o resultado ficou “a cara da pessoa”, disse uma estudante. E eu acrescentaria: ficou uma pequena amostra e expressão do trabalho propiciado na disciplina, com todos os limites e as possibilidades construídas a partir das propostas feitas pela professora mais o envolvimento e a participação de cada um no grupo. 


12 comentários:

Roberta Consiglio disse...

Esta tarde de socialização foi muito agradável, brincamos e demos boas risadas...nossas produções ampliaram as possibilidades de trazermos o lúdico para a sala de aula!! Parabéns à todas!!!

Scheila disse...

Esta aula proporcionou momentos muito gostosos de aprender brincando...as produções apresentadas com certeza ampliou nosso conhecimento e nos deu novas ideias para trabalharmos futuramente com nossos alunos. Obrigada a professora e as colegas de classe por este momento tão prazeroso e de aprendizado!!!

Gigiane disse...

Ao longo da disciplina pudemos conhecer/experimentar uma variedade de linguagens: a narração de histórias com a profª Gilka, a oficina de música com a Gigi Azor, os jogos teatrais com a profª Simone, a produção de vídeos com a Liana,... entre outras linguagens que se fizeram presentes no decorrer das aulas.
Nesse trabalho de finalização, o mais interessante foi verificar a materialização dessas linguagens de acordo com a subjetividade de cada colega.
Foi muito enriquecedor e divertido poder partilhar e até brincar de variadas possibilidades de proposição de produções culturais para a criança.

Luana disse...

Através de toda a disciplina aprendemos a importância do brinquedo no aprendizado das crianças. E as diversas linguagens que possuem.
Com a produção cultural foi possível mostramos nosso aprendizado e enriquecer ainda mais, além do divertimento que foi proporcionado com os jogos e brinquedos de todas.

Mariléia disse...

Esta disciplina nos proporcionou entender a importância do jogo, das interações e das múltiplas lingugens na prática pedagógica do professor. Ampliando assim nosso repertório lúdico e o das crianças as quais iremos levar este conhecimento.
A construção do brinquedo nos fez refletir a riqueza destes conhecimentos. E a socializaçõa tornou nossa tarde muito agradavel com a participação e entusiasmo de todas.

Arlene disse...

Este trabalho de criação cultural, nos proporcionou a experiência de criar para nossos alunos, e ainda ter outras opções de criações com os trabalhos de nossas colegas. Durante a disciplina trabalhamos as várias linguagens, e a importância da brincadeira, e do lúdico em geral, para o desenvolvimento das crianças.

diva disse...

Ao confeccionar o brinquedo, e ao mesmo tempo escrever sobre, teorizando o meu fazer, pude estabelecer ligação com tudo que foi discutido ao longo da disciplina.
Agradeço a professora e as colegas pela tarde maravilhosa de aprendizado e descontração, na companhia de pessoas lindas.

Daiana disse...

Através deste projeto, tivemos a oportunidade de conhecer diversos brinquedos e brincadeiras que possivelmente, sem essa experiência nós não conheceríamos. Sem contar que surgiram idéias super interessantes que com certeza iremos aplicar no nosso dia a dia em sala de aula como professores.
Além dessas boas experiências com esse projeto conseguimos entender (na pratica e através da escrita) como são importantes para o desenvolvimento das crianças os brinquedos e como se desenvolve o lúdico, a criatividade e como as diversas linguagens são importantes para o desenvolvimento pleno da criança.
Através deste, conseguimos reunir tudo o que foi trabalho durante o semestre em sala. Assim colocando em pratica todo o conhecimento adquirido na disciplina.
Obrigada a professora e a todas as colegas pelos bons momentos vividos juntas.

Flávia Cadorim disse...

No decorrer deste semestre, muitas vivências foram proporcionadas pela disciplina Educação e Infância VI: Jogo, interação e linguagens. Nesta foi proporcionadas várias oficinas que pudéssemos entender e conhecer as múltiplas linguagens (oral/verbal, escrita, corporal, artística, lúdica, digital) e sua importância para a infância. Esta referida aula foi a socialização da construção de uma produção cultural para criança e que de certa forma foi muito importante e enriquecedor para nossa formação. Estas produções de certa forma constituirão nossos repertórios pedagógicos e possibilitará as crianças vivenciar estas linguagens tão importantes para nos constituirmos enquanto sujeitos.

Vanessa disse...

O processo desta construção foi um desafio! Um desafio de buscar na infância já vivida algumas lembranças, que me auxiliaram frente a este desafio. Um desafio de pensar na concretude das múltiplas linguagens das crinças e na atuação das mesmas no ambiente educativo, bem como na futura atuação/mediação com elas.
Os trabalhos foram significativos quanto a sua riqueza, e foram além do que qualquer uma de nós poderia esperar. Com certeza todo esse processo fará parte de uma prática pedagógica que pensa e respeita a criança que se expressa através de múltiplas linguagens, que aos poucos alguns (ou muitos) de nós perdam.

Letícia Cunha disse...

Durante esta disciplina conhecemos diversas linguagens que podem fazer parte do trabalho pedagógico com crianças. Vimos também a importância de ampliar o repertório lúdico e cultural das crianças e, assim, fica evidenciada a necessidade do professor de apliar seus próprios repertórios. Isso foi possível durante a disciplina, em que tivemos a oportunidade de compartilhar experiências e ao final, com essa atividade de produção cultural, mostrar o resultado das reflexões realizadas ao longo do percurso. Parabéns a todas pela riqueza do trabalho que com certeza não se esgotará com o fim da disciplina.

Anônimo disse...

As oficinas realizadas durante a disciplina foram muito ricas. Ouvimos belas histórias, produzimos um vídeo da sepex, ritmamos poesia, criamos cenas de teatro. Perdi a de música e parece ter sido bem legal, pelo relato das colegas.
Alguns textos também mexeram bastante com minhas concepções sobre as produções culturais para as crianças.
Já apresentar as nossas próprias produções foi bem desafiador. Não criei algo novo, mas apresentei uma boneca que fiz num curso de Pedagogia Waldorf. Apesar do nervosismo, fiquei feliz em compartilhar com amigas e companheiras de área a beleza do que venho buscando.
Obrigada por estas oportunidades!
JULIA SOARES