sexta-feira, 10 de junho de 2011

Encontro: escola e cinema

Iniciar uma discussão sobre cinema escola com a apreciação e análise do filme Onde fica a casa de meu amigo (Abbas Kiarostami, Irã, 1987) com Alain Bergala (Professor de cinema na Universidade de Paris III , diretor, crítico e ensaísta) é um bom começo. O filme segue uma criança e trata de questões da infância, tema que parece recorrente na obra diretor. Num país em que a censura não permite mostrar quase nada, falar com e sobre as crianças pode ser uma maneira para burlar isso e também de dar visibilidade a uma condição de pouca escuta às crianças. E o filme traz momentos de verdadeira poesia mostrando  que para crescer precisamos sair do lugar que conhecemos e enfrentar espaços desconhecidos, reais e simbólicos. E ao fazer isso, parece que a trama retoma aspectos do mito do herói da narrativa clássica, a iniciação, junto com elementos de Antígona, que no fundo, se deve “desobedecer” , o que também remete a uma possível alusão à situação política iraniana.

A acuidade do olhar de Bergala trazia pontos exatos do filme e referências precisas para reconhecer diversos aspectos, pontuando também seu enorme potencial para as crianças pensarem sobre o cinema e fazerem coisas a partir disso.

O segundo momento do encontro trouxe a presença do cinema no contexto escolar, destacando projetos consolidados na França, com princípios válidos para diversos contextos e as especificidades pedagógicas de alguns projetos no Brasil. Uma questão que se evidencia, é que esse processo quase sempre começa com pessoas apaixonadas pela sétima arte e, que quando há troca entre as experiências, é possível enriquecer e fortalecer projetos para buscar formas de legitimação política. E aqui os problemas parecem os mesmos: os professores não são preparados. No entanto, Bergala redimensiona tal questão e afirma que isso não é problema, pois um professor que quer aprender poder fazer a experiência, basta ter um projeto comum e as ferramentas para trabalhar com essa arte. E a esse respeito, aprofundou possibilidades dos dispositivos franceses ao mencionar a experiência do projeto Cinema: 100 anos de juventude  e os princípios pedagógicos para abordar o cinema com crianças e jovens.

Para falar do dispositivo português, a cineasta Teresa Garcia (Cineasta portuguesa) apresentou “Os filhos de Lumiere” http://osfilhosdelumiere.blogspot.com/  e a educação para imagem em movimento, contando a experiência e mostrando filmes feitos por crianças e jovens em parceria com cineastas e profissionais. Para ela, mostrar filmes e falar sobre os filmes é a melhor maneira de aprender sobre cinema.

No quarto ato, Alain Rivals (Administrador do dispositivo francês "Les Enfants de Cinéma") apresentou  um percurso de cinema para a formação de professores e projetos em sala de aula, e retomou aspectos do dispositivo frances com uma série de perguntas e questões ao articular as falas de Bergala e Garcia. Para ele, a relação pessoal de cada um com o cinema pode ser uma primeira questão para se pensar nas razões de trabalhar o cinema com os alunos. E ao retomar a diferenciação entre o processo de iniciação e ensino, Rivals destacou alguns obstáculos que dizem respeito ao significado da obra de arte na escola e ao trabalho de assistir aos filmes para realizar filmes no âmbito de um projeto artístico.

Por fim, se cinema é olhar é necessário auxiliar o trabalho de olhar. Estou certa que esse encontro promovido pela Escola Carlitos, entre os dias 2 a 4 de junho, certamente contribui para não apenas suscitar emoções e reflexões sobre o cinema mas para as diversas formas de olhar o cinema.



2 comentários:

ally_c disse...

"Para ela, mostrar filmes e falar sobre os filmes é a melhor maneira de aprender sobre cinema."

Na verdade, mais que mostrar e falar, 'fazer' filmes!!! hehehe

O encontro foi realmente bastante produtivo! =)

ally_c disse...

"Para ela, mostrar filmes e falar sobre os filmes é a melhor maneira de aprender sobre cinema."

Na verdade, mais que mostrar ou falar, 'fazer' filmes seria a melhor maneira, Teresa disse! hehehe

O encontro foi realmente muito produtivo! =)