terça-feira, 31 de maio de 2011

Educação, museu e memória



Ao participar da Mesa-Redonda “Museu, Educação e Memória: perspectivas de acesso ao patrimônio cultural”, no dia 30/05/2011 no Palácio Cruz e Souza, promovido pela Rede Educadores em Museus de Santa Catarina, ficou evidente a necessidade e a urgência do diálogo entre educação, cultura e museu. Diálogo este que, por mais óbvio que possa parecer, ainda precisa ser construído.

Nessa aproximação dos campos, surge a pergunta: como os museus estão se mostrando nessa sociedade complexa e plural? Que histórias e registros da memória cultural estão proporcionando às pessoas, e que possibilidades de estudo de identificação do universo pessoal e social da existência humana têm oferecido? Que cultura material e imaterial estão sendo expostas? Por outro lado, como a educação e mais especificamente, a formação inicial de professores, tem usufruído de tais espaços? Eles são entendidos como espaços importantes da formação cultural dos professores e estão contemplados na formação acadêmica e nos currículos dos cursos das diferentes licenciaturas?

Se mais importante que falar em espaço museal é discutir o processo museal num campo fluido, diversas pesquisas apontam que tanto o processo quanto o espaço museal ainda parecem estar distantes do cotidiano do professor. E mais, uma pesquisa  recentemente desenvolvida com professores da rede municipal sugere que entre os consumos culturais e as atividades do tempo livre, a ida aos museus é das menos escolhidas pelos professores, que em nosso contexto, raramente freqüentam tal espaço. 

Diante disso, os desafios para aproximar o museu da educação parecem ser imensos e mais do que mediações e pontes a serem construídas, há necessidade de políticas explícitas a esse respeito. Parece que eventos como esses são fundamentais para tal viabilizar tais aproximações e perguntar por quais caminhos, de que forma e com que parcerias é possível repensar os museus e obviamente, a formação de crianças, jovens e professores.

Nenhum comentário: